Não tem jeito, as temperaturas subiram com a chegada do verão! E uma dúvida muito comum entre os tutores é: devo tosar o meu pet?
Primeiro é importante entendermos que os pelos funcionam como uma manta térmica, que ajudam os nossos pets a se aquecerem no inverno, mas também atuam como isolante térmico no verão, protegendo a pele do sol e evitando que o calor externo entre.
Os cães realizam a troca de calor pela língua e pelos coxins (almofadinhas das patas), por isso é comum vê-los com a língua para fora ou ofegantes em dias quentes.
Raças como Chow-Chow, Husky, Golden e Samoieda que possuem pelagem densa e até mesmo subpelo, não devem ser tosadas, a tosa pode resultar em problemas de pele.
Raças que possuem pelos que crescem regularmente, como Poodle, Cocker, Shih Tzu, por exemplo, podem ter os pelos aparados.
A tosa deve ser utilizada como uma ferramenta para ajudar a manter o pelos saudáveis, evitar que eles emaranhem e ajudar no controle de parasitas, mas não como uma maneira de evitar que o seu pet passe calor.
Agende já o banho do seu pet aqui na Vet Therapy.
Comments