• vetherapy2021

Alzheimer dos Cães, disfunção cognitiva.

Atualizado: 5 de fev. de 2022

Disfunção Cognitiva nos cães

Sim, cães também tem Alzheimer!

Se seu cão tem interagido menos com você, se mostra agitado durante a noite, anda esquecendo os truques que você ensinou, late sem motivo e urina e defeca em locais inadequados, ele pode estar com Disfunção Cognitiva Canina (DCC – enfermidade degenerativa que compromete a função cognitiva).

As causas exatas não são conhecidas, mas estudos indicam que alterações fisiopatológicas podem causar a DCC;

Altercações  na sociabilidade, no ciclo de sono e na aprendizagem são os principais sinais desta doença;

Alguns sinais Clínicos da DCC:

1. Aumento do sono, animal troca o Dia pela Noite;

2. Caminhadas e latidos sem motivo aparente durante a noite;

3. Desorientação em locais conhecidos (se perde dentro de casa);

4. Olhar Fixo ( Normalmente este olhar é para a parede, ou fixo no nada mesmo);

5. O Cão entra em locais inadequados e não consegue sair (Quinas, atrás da Geladeira.);

6. Diminuição da aprendizagem;

7. Esquecimento de comandos já aprendidos no Adestramento;

8. Diminuição da resposta a estímulos sonoros (não atende mais pelo nome, não se incomoda com o barulho do aspirador – importante diferenciar este sinal da Surdez, muito comum em animais idosos);

9. Falta de reconhecimento de pessoas e familiares (não faz mais festa para o favorito da casa quando este chega);

10. Defecam e Urinam em lugares inapropriados, muitas vezes dormindo, na caminha ou na frente do proprietário;

Ao que tudo indica, cerca de 50% dos cães que possuem mais de 11 anos de idade apresentam uma ou mais dessas mudanças comportamentais.

Se o seu animal é um idosinho e apresenta algum comportamento destes descritos acima, procure imediatamente um Clínico Veterinário e um Neurologista!