Acupuntura Veterinária
Acupuntura é uma técnica milenar que consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo do animal. Todos os animais e seres humanos possuem uma energia vital que flui no corpo através de canais de energia chamados de meridianos.
Esses meridianos por sua vez possuem pontos com localização anatômica específica e assim podem ser estimulados a fim de equilibrar essa energia, tratando excessos, deficiências e bloqueios.
O estímulo com acupuntura permite a liberação de algumas substâncias como endorfina, serotonina e neurotransmissores, estimulando o sistema imunológico, fluxo sanguíneo, sistema hormonal. Causa relaxamento, trata dores e reduz inflamação.
Como funciona a Acupuntura Veterinária nos cachorros?
Meridianos são canais por onde circulam a energia vital do organismo. Tecidos e órgãos internos estão conectados à superfície da pele através desses meridianos.
Logo, a aplicação de agulhas ou outros estímulos a pontos nestes meridianos gera reações tanto em tecidos adjacentes quanto órgãos a distância.
Um cachorro animal saudável apresenta o fluxo de energia liberado nestes meridianos, nutrindo todos os órgãos e tecidos do organismo. Quando há um bloqueio, obstrução, excesso ou deficiência de energia nos meridianos, o corpo fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.
Através do correto diagnóstico sob o ponto de vista da Medicina tradicional chinesa, o acupunturista veterinário poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, parte emocional, etc. Causando a liberação de endorfina, cortisol, relaxando a musculatura, melhorando o funcionamento tendíneo muscular e orgânico como um todo.
A acupuntura é o principal método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa, que visa a restauração e a manutenção da saúde através do equilíbrio de energia vital. O tratamento por Acupuntura vem sendo utilizado em animais e seres humanos há pelo menos 5 mil anos com sucesso e continua sendo o principal método terapêutico de pelo menos 1/4 da população mundial. A sessão de acupuntura consiste no estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso do laser.
Patologias tratáveis com acupuntura
Desordens osteomusculares
- Alívio da dor e melhora da locomoção nas patologias degenerativas;
- Artrite;
- Artose;
- Displasia Coxofemoral;
- Displasia Escápulo-umeral;
Dermatopatias
- Atopia;
- Piodermite superficial e profunda
- Otite;
- Sarna demodécia;
- Seborréia oleosa;
Desordens neurológicas
- Discopatias: hérnia de disco, calcificação do disco, diminuição do espaço intervertebral, osteófito, Síndrome de Wobbler;
- Sequelas de Cinomose;
- Paralisia e paresia do membro anterior e posterior;
- Paralisia do nervo facial;
- Síndrome Vestibular;
- Convulsão e epilepsia;
- Incontinência urinária e fecal;
- Miastenia Gravis;
- Polirradiculoneurite;
- Encefalites;
Currículo
Dra. Larissa Toyofuku
- Graduação em Medicina Veterinária pela UNESP-Botucatu;
- Pós Graduação Lato Sensu em Acupuntura Veterinária pela Bioethicus-Botucatu;
- Formação em Fitoterapia e Medicina Tradicional Chinesa pela Bioethicus – Botucatu;
- Professora do Curso Extensivo de Fisioterapia Veterinária da Fisio Care Pet;
- Monitora dos Cursos Avançados de Fisioterapia Veterinária Ortopédica e Neurológica da Fisiocare Pet.
- Formação em Neurologia Veterinária (2013);
- Atua há 5 anos nas especialidades.