Endocrinologia

Endocrinologia Veterinária

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas (produtoras de hormônios). Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente.

As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Essas glândulas podem desenvolver problemas no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso.

As doenças endócrinas mais freqüentes são:

• diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina);
  • hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide);
  • hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos);
  • hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal).

Beber muita água e urinar em excesso, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso excessivamente, apresentar distensão abdominal, sonolência, tremores e lesões de pele recidivantes são sintomas que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal, ou seja, uma doença endócrina que cães e gatos podem apresentar.

Currículo

Dra. Fernanda Bruno

Vet Therapy Especialidades Veterinárias : Endocrinologia Veterinária

Dra. Fernanda Bruno

• Graduação em Medicina Veterinária – Unesp Botucatu;
  • Internato pelo Hospital Veterinário Pompeia;
  • Médica veterinária contratada no Hospital Veterinário Dr Hato- Santo André;
  • Pós graduação e Especialização em Endocrinologia e Metabologia  Veterinária- ANCLIVEPA – SP.